Farmácias do Estado adotam medidas e procedimentos para agilizar entrega de medicamentos

A rede de 22 Farmácias Paraná já supera desde julho de 2013 a marca de 100 mil pacientes cadastrados para receber medicamentos de alto e de uso contínuo. Foto: Venilton Küchler/SESA

A Secretaria da Saúde do Paraná definiu medidas preventivas para a contenção da transmissão do coronavírus no ambiente das farmácias do Estado.

As 23 farmácias da Rede Estadual estão recebendo o usuário apenas em horário agendamento e somente uma pessoa está sendo orientada a entrar no recinto para o atendimento.

O Paraná tem hoje mais de 262 mil usuários cadastrados no sistema das farmácias, que buscam remédios padronizados pelo SUS ou via demanda judicial.

“As farmácias da rede estão atendendo os usuários em horário normal e não existe falta de medicamento; as medidas adotadas visam reduzir o fluxo de pessoas não agendadas ou que se deslocam até a farmácia apenas para acompanhar o usuário na retirada de medicamentos; os usuários foram informados sobre estas medidas,  por meio de mensagem pelo celular”, explica o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Cerca de 95% dos usuários das farmácias apresentam em seus cadastros um número de celular para contato e nosso objetivo com estas orientações é a prevenção, o bem-estar coletivo e a agilização dos nossos serviços. Reforçamos que não há motivo para deslocamentos desnecessários até às farmácias do Estado”, complementou.

A coordenação de Assistência Farmacêutica do Estado recomenda ainda que usuários com febre, tosse ou dificuldade para respirar não compareçam à unidade. Diante de alguma dificuldade ou apresentando sintomas respiratórios, o usuário pode autorizar outra pessoa para efetuar a retirada.

Núcleo de Comunicação Social/SESA