Japurá e São Tomé são os últimos no índice do TCE-PR de transparência na vacinação

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) tem avaliado periodicamente os portais da transparência das 399 prefeituras e do Governo do Estado no que se refere à vacinação contra o Covid-19. Com objetivo de aferir a publicidade e o acesso a informação de maneira transparente, foi criado o ITP-Vacinação, o índice é resultado de um questionário e seguido de conferência nos dados apresentados para que todos possam ter acesso as informações relativas a vacinação nos seus municípios.

Entre as cidades da microrregião; Tapejara, Indianópolis e São Manoel do Paraná obtiveram a avaliação máxima, ocupando a primeira posição no ranking, com 100%.  Cianorte vem em seguida com 90%, mesmo índice alcançado por Guaporema.

As duas piores colocações no ranking, pertencem a Japurá com 15% e São Tomé com apenas 10% de transparência no levantamento do TCE-PR. O resultado deixa as duas cidades nas últimas posições entre os 399 municípios do estado, 346ª e 370ª respectivamente.

Os índices alcançados pelos municípios da microrregião, de acordo com o ITP-Vacinação do TCE-PR na 2ª reavaliação de agosto/2021 | Arte: Ilustração TV Cianorte

O Tribunal chegou a estipular um prazo para reavaliar os portais da transparência e depois de esgotado o período, algumas cidades melhoraram a pontuação e outras pioraram. A atual gestão do TCE-PR, sob a presidência do conselheiro Fabio Camargo, vem sendo considerada exemplo em vários estados brasileiros por ter criado o Índice de Transparência, de grande importância no atual contexto em existe a necessidade de ações transparentes e de suporte ao controle social.

Fonte: TCE-PR