Planejar de maneira integrada o desenvolvimento dos municípios, esta é a principal meta do programa Paraná Produtivo, que pretende por meio do planejamento integrado entre as instituições públicas e privadas, mobilizar a sociedade para identificar oportunidades e direcionar os recursos do Governo do Estado.
E para colocar em prática a meta do governo, o prefeito de Tapejara e presidente da Amenorte, Rodrigo Pezão, esteve reunido com o gerente de Planejamento da Paraná Projetos, Deyvitt Augusto Leal. O encontro teve como pauta principal o planejamento das ações de desenvolvimento contemplando Tapejara e os municípios da Amenorte.
A intenção do Governo do Paraná é identificar potencialidades regionais, diante do cenário econômico pós-pandemia e reduzir as desigualdades entre as diversas regiões do estado. “Pretendemos que os agentes locais e governamentais criem uma maneira positiva para fomentar o desenvolvimento produtivo regional”, destacou Deyvitt.
Cada município deverá indicar dois representantes para participar da construção do Plano de Desenvolvimento Produtivo, informou o secretário de Planejamento de Projetos Estruturantes do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge.
“Hoje nesta reestruturação econômica, nós enquanto representantes da população, devemos nos organizar para promover o desenvolvimento de atividades que possam gerar emprego, renda e igualdade no índices de desenvolvimento. Cada cidade sabe do seu potencial, e o Paraná abre uma janela importante para o investimento em bons projetos com a participação da sociedade civil organizada”, destacou Pezão.
Ainda segundo o prefeito, essa é uma oportunidade para que as cidades da região possam com apoio do governo de maneira organizada, identificar as potencialidades e direcionar os recursos públicos para fomentar a economia.
Participaram o encontro, o vice-prefeito de Tapejara Rogério Francischini, Sergio Pereira Junior, representante da Casa Civil, Francisco Cascardo Neto, chefe do Núcleo Regional da SEAB, e demais integrantes da administração pública de Tapejara.