Uma proposta inovadora de desenvolvimento produtivo regional integrado está sendo lançada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes. O programa Paraná Produtivo, irá identificar potenciais e carências das regiões visando ampliar a capacidade de desenvolvimento entre instituições públicas e privadas.
O evento de apresentação aconteceu na manhã dessa quinta-feira (20), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC), e contou com a presença do secretário estadual da pasta, Valdemar Bernardo Jorge, além de autoridades locais e regionais.
Nesta primeira fase do programa, estão sendo realizadas as oficinas de diagnóstico para coleta de informações e ouvir as demandas de cada uma das regiões, destacando as potencialidades, fragilidades, perspectivas e oportunidades que poderão alavancar o desenvolvimento produtivo. Na oportunidade, Valdemar Jorge mostrou que um dos objetivos do Paraná Produtivo é contribuir para a geração de emprego e renda e a diminuição das desigualdades regionais.
“Precisamos integrar todas as iniciativas estaduais às necessidades da população para o desenvolvimento das regiões”, disse Bernardo Jorge. “Estamos trabalhando para integrar as políticas públicas do Estado com as municipais. Para que aconteça a estruturação, temos três eixos prioritários: pessoas, sistemas produtivos e infraestrutura. Um quarto foco é a governança e gestão”, enfatizou o secretário.
Os prefeitos da região da Amenorte participaram ativamente, colaborando com o debate de temas de interesse regional. O presidente da Associação de Municípios do Médio Noroeste, Rodrigo Pezão, destacou os projetos de energia renovável com a instalação de usinas fotovoltaicas em Tapejara. Já o prefeito de Cianorte, Marco Franzato, falou sobre o programa de apoio a cafeicultura, colocado em prática nos primeiros meses de sua gestão.
Com informações: ASCOM PMC / AMENORTE / REDAÇÃO