O Tribunal de Contas do Estado tem realizado avaliações constantes com relação a transparência das ações voltadas ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Os levantamentos divulgados periodicamente consideram critérios como; a divulgação de informações relativas as ações de combate a doença, processo de vacinação, o respeito à ordem dos grupos prioritários de imunização e à disponibilização de canais para os cidadãos denunciarem irregularidades, como os fura-filas da vacina, por exemplo.
Na região da Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste), Cianorte aparece no topo do ranking com 100% de transparência, em seguida Tuneiras do Oeste apresenta avaliação de 86,50%. O destaque negativo é o município de São Tomé com índice de apenas 34,25% ocupando a 349ª posição entre os 399 municípios do Paraná.
A análise completa do Portal da Transparência, mostra que a cidade não informa Boletins epidemiológicos diários (casos confirmados, em investigação, descartados, recuperados e óbitos). Também não constam nos relatórios; informações acessíveis a população sobre a vacinação, contato para informações em caso de contaminação, íntegra dos processos de licitação, dentre outros que deveriam estar acessíveis no Portal do município.
O relatório foi concluído no dia 28 de junho pela Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF) em conjunto com a Terceira Inspetoria de Controle Externo (3ª ICE).
Fonte: TCE/PR