Depois da divulgação da informação de que o Tribunal de Contas concedeu prazo para que Terra Boa pudesse esclarecer o índice de vacinação contra Covid-19 no município, levando em conta as doses recebidas e aplicadas, o prefeito Edmilson Moura (PSD), entrou em contato com a redação da TV Cianorte e informou que encaminhou resposta ao TCE-PR.
De acordo com o prefeito, Terra Boa aplicou segundo o último boletim da Secretaria da Saúde, um total de 7.488 vacinas levando em conta a primeira e segunda doses. Sendo assim o índice de vacinas recebidas e aplicadas no município aumentou consideravelmente chegando a 93%.
Segundo Moura, existe um atraso no lançamento dos dados no sistema do painel de vacinação do Ministério da Saúde. Todas as informações foram repassadas na resposta encaminhada ao Tribunal, que tem cobrado esclarecimentos sobre o índice de vacinação da população nos municípios paranaenses.
O prefeito de Terra Boa informou que ainda nesta segunda-feira (14), estaria se pronunciando nas redes sociais para esclarecer o desencontro de informações, que resultou na cobrança do Tribunal de Contas.
O TCE-PR reafirma que os municípios devem cumprir o artigo 15 da Lei nº 14.124/21, que determina o registro diário e de forma individualizada, no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), dos dados referentes à aplicação das vacinas contra a Covid-19. A inserção desses dados no sistema deve ocorrer, no máximo, em até 48 horas após a imunização.
Da Redação / Com informações: TCE-PR